domingo, 3 de abril de 2011

Sustentabilidade: logística reversa (SP)

Uma empresa, em São Paulo, começou a oferecer gratuitamente o serviço para recolher nas casas dos consumidores os aparelhos eletrônicos, por meio do agendamento virtual.

"Depois de recolhidos, os eletrônicos passam por uma triagem são desmontados. Cada tipo de material é encaminhado para uma indústria diferente e reutilizado como matéria-prima", detalha Paulino Andrade, idealizador do projeto.

O Cidadão Eco está funcionando há pouco mais de um ano na região metropolitana de São Paulo e aceita os seguintes equipamentos: aparelho de som, cabos, caixa de som, câmera fotográfica e de calcular, carregador, cartucho, CD, celular com e sem bateria, chip GSM, computaodr, CPU, DVD, estabilizador, filtro de linha, fone, impressora, monitor, mouse, MP3 player, notebook, projetor, rádio, servidor, teclado, telefone, toner, videocassete e videogame.

Esta atividade é camada de logística reversa, que está contemplada na Pol´tiica Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e é um dos pontos fundamentais para o sucesso da gestão de resíduos no País.

Regulamentada em dezembro de 2010, ela ainda está em processo de implementação pelo governo, mas as empresas já devem começar a mudar suas atitudes, pois terão quatro anos para se adaptar à lei e se responsabilizar pelo recolhimento dos resíduos resultantes dos produtos que vendem.

Em São Paulo, os consumidores podem acessar o site http://cidadaoeco.com.br/agendar-retirada e preencher um formulário com nome, endereço, tipo de eletrônico a ser entregue e data para o recolhimento.

Fonte: http://www.sustentabilidade.org.br/info_det.asp?codigo=1530

2 comentários:

  1. Muito interessante isto!
    Partindo-se do princípio de que nada se perde, tudo se transforma...Mas será que essa coleta se estende ao interior de São Paulo também?

    Bjussssssss

    ResponderExcluir
  2. Brasigrega,

    Seja bem-vinda neste espaço.
    Moro no interior também e sei o signficado da palavra espera, rsrs.
    Torcendo estamos para que o projeto deslanche e o interior seja incluído naturalmente neste processo de transformação.

    Beijos.

    ResponderExcluir