quarta-feira, 9 de março de 2011

Enrique Leff - Saber Ambiental

Saber Ambiental, Enrique Left, editoração e org. literária: Ana Kronemberger; Capa: Marta Braiman; 1998, Ed. Vozes Ltda, 474 páginas.

O livro é um olhar para a emergência e construção de um saber que ressignifica as concepções do progresso, do desenvolvimento e do crescimento sem limites, para configurar uma nova racionalidade social, com ressonâncias no campo da produção e do conhecimento, da política e das práticas educativas. O saber ambiental sacode o jugo de sujeição e desconhecimento que lhe foi imposto pelos paradigmas dominantes do conhecimento.

Este livro me acompanha já a alguns anos. É um excelente livro que aborda temas como globalização, ambiente e sustentabilidade do desenvolvimento, dívida financeia, dívida ecológica, dívida da razão, economia ecológica e ecologia produtiva, democracia ambiental, desenvolvimento sustentável, a reapropriação social da natureza, ética ambiental e direitos culturasi, ambiente e movimentos sociais, cidadania, globalização e pós-modernidade, o conceito de racionalidade ambiental, a formação do saber ambiental, sociologia do conhecimento e racionalidade ambiental, matematização do conhecimento e saber ambiental, o inconsciente in(ter)disciplinar, psicanálise e saber ambiental, universidade, interdisciplinaridade e formação ambiental, conhecimento e educação ambiental, educação ambiental, desenvolvimento sustentável, a pedagogia do ambiente, cultura, epistemologia política e apropriação do saber, Habitat/Habitar, demografia e ambiente, tecnologia, vida e saúde, qualidade de vida e racionalidade ambiental, espaço, lugar e tempo: as condições culturais do desenvolvimento sustentável, os direitos ambientais do ser coletivo, transgênese, história ambiental, tempo de sustentabilidade, globalização e complexidade ambiental, ética pela vida - elogio da vontade de poder.

Um livro que essencialmente educa para o saber ambiental. Imprescindível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário